Magnífico exemplo da arquitetura neogótica, tem pouco mais de 100 anos. Na década de 1880, foi realizado um concurso público para a concepção do edifício do Parlamento.
A construção baseada no plano vencedor começou em 1885 e o edifício foi inaugurado no milésimo aniversário da Hungria em 1896, e totalmente concluído em 1902.
O edifício do Parlamento de Budapeste é o terceiro maior edifício do Parlamento do mundo. Tem 691 quartos, 20 quilômetros de escadas e a 96 metros é a mesma altura que a Basílica de Santo Estêvão.
Durante a era comunista, uma grande estrela vermelha foi adicionada à torre central acima da cúpula do prédio, mas depois de sua queda, a estrela foi removida.
A praça onde fica o Parlamento húngaro foi batizada em homenagem a Lajos Kossuth, advogado húngaro, jornalista, político e governador-presidente da Hungria em 1849.
Ele foi amplamente homenageado durante sua vida, inclusive nos Estados Unidos, como um combatente da liberdade e um termômetro democracia na Europa. Seu memorial, assim como um memorial para a Revolução Húngara de 1956, pode ser visto em frente ao prédio do Parlamento.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as pontes de Budapeste foram destruídas e, como solução temporária, foi construída uma ponte entre a Praça Kossuth e a Praça Batthyány. A ponte, em homenagem a Lajos Kossuth, estava em uso até 1960. Um memorial ao lado do edifício do Parlamento marca o local no lado Pest.
Kossuth Lajos tér 1-3
Budapeste - Hungria
Comments